A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Menopausa, toda mulher vai chegar lá, e ai...
Quando completamos nossos 40 anos ,percebemos que nem tudo é exatamente como a gente quer, nosso pique para algumas coisas caem lá embaixo.
Muitas vezes fico pensando quando eu tinha meus 15 ou até os meus 30, eu fazia coisas que hoje penso...como que eu conseguia fazer tanto e não me sentir tão "quebrada" e dolorida como fico hoje.
Havia uma agilidade,um pique incrivel, e após o termino do dia, o corpo estava da mesma forma, nada abalado, tão pouco parecendo que um caminhão havia passado por cima.
É exatamente nestes momentos que percebemos que muitas coisas não dá mais para fazer com aquela energia, pelo visto a colaboradora de tudo isto também seja a "bendita" da menopausa.
Creio que cada mulher entre neste estado de uma forma, no meu caso as crises de calor,nervosismo e insônia são muito intenso.
Este calor...e que calor...duplique o calor do verão que sente na pele, coloque-o dentro do seu corpo, é uma loucura!
Quando faz frio, você toda enrroladinho no ededron, de repente, o calor começa a invadir seu corpo, é coberta sendo jogada longe...após alguns minutos, tudo passa, uma onda de frio, calafrios começa a te invadir...
Tudo isto algumas vezes é acompanhado por sensações do corpo pinicando, coisinhas parecem andar por ele, até algumas vezes formam pontinhos vermelhos, que após um tempo desaparecem, nada como uma boa ducha para aliviar tudo isso de momento, mais tambem não dá para tomar banho a cada 2 ou 3 horas,não é verdade?
Falando agora da cama...um soninho vem ,e então você deita na sua maravilhosa cama...vira para lá,vira para cá, os olhos ardem...aquela cama que era tão maravilhosa ,virou inimiga, não te deixa dormir, o travesseiro esquenta, você ajeita, arruma a coberta, muda de posição...e as horas vão se passando, então você consegue pegar no sono, mais nunca consegue ficar nela por mais de 6 ou 7 horas, e com muito custo, acordando varias vezes neste período.
Pode-se até fazer uma reposição hormonal, mais falam tanto mal,se por um lado alivia, do outro podem surgir coisas bem piores.
Falam de alguns alimentos bons para amenizar os sintomas, bons também para o desgaste do corpo causado devido a este processo natural da vida, esta pode ser a melhor alternativa no lugar da reposição hormonal.
Creio ser bom tentar, pelo menos mal não irá fazer.
Relação de doenças
É bom lembrar que idade não é sinônimo de doença, é apenas mais uma estação da vida.
Quem soube viver os anos anteriores com sabedoria, terá uma terceira idade tranqüila e saudável.
Dentro desses princípios normais dessa fase da vida, veremos as doenças mais comuns que podem ocorrer.
Mesmo sem nenhuma doença mais grave, o médico deve ser consultado, pelo menos uma vez por ano.
O melhor seguro de saúde é sem dúvida evitar as doenças.
Em torno dos 40 (quarenta) anos é comum as pessoas reclamarem de diminuição da visão para perto (presbiopia). Pode ocorrer diminuição da transparência do cristalino (catarata). A dificuldade de drenagem do líquido interno do olho leva ao aumento da pressão ocular (glaucoma). Não use colírio sem prescrição médica. Um olho vermelho as vezes é confundido com uma conjuntivite, mas pode ser glaucoma agudo, que leva à cegueira.
Hipertensão arterial
Vinte por cento da população na terceira idade apresentam hipertensão arterial. Hereditariedade, tabagismo, obesidade, estresse, excesso de sal, alcoolismo e outros fatores, predispõem à doença. Pressão máxima (sistólica) igual a 140 mm Hg e mínima (diastólica) igual a 90 mm Hg, são consideradas normais. A pressão pode variar durante o dia. Se você já é hipertenso, não suspenda a sua medicação porque não está sentindo nada.
Diabetes
Está fortemente relacionada ao fator hereditário, mas pessoas obesas e alcoólatras com mais de 40 (quarenta) anos apresentam maior tendência para a doença. O diabetes é causado por uma dificuldade do organismo em transformar o açúcar, por falta ou alteração de um hormônio chamado insulina.
Artrose
Dor nas costas, dificuldade para se levantar de manhã e dor nas articulações, são os principais sintomas da doença. As juntas deslizam com mais dificuldade. Na coluna podem aparecer os "bicos de papagaio"
Arteriosclerose e Aterosclerose
Arteriosclerose é o endurecimento progressivo das artérias. Aterosclerose é a deposição de gordura nas paredes das artérias. Uma parede arterial muito rígida e com depósito de gordura pode ficar obstruída. Se isto ocorrer no coração, causa o infarto e, no cérebro, é o chamado "derrame" ou "acidente vascular cerebral" (AVC)
Hiperplasia Prostática
Geralmente, a partir dos 50 (cinqüenta) anos, a próstata começa a crescer na maioria dos homens, podendo causar dificuldades para urinar e no desempenho sexual. Procure um protologista anualmente.
Câncer
* De cólon - É o segundo tumor maligno mais freqüente, depois do câncer de pulmão. Ocorre, geralmente, após os 40 (quarenta) anos e a cura depende do diagnóstico precoce.
Líquidos, farelo de aveia, germe de trigo e verduras ajudam os intestinos a funcionarem bem. Converse com seu médico.
* De pulmão - É o local mais comum de câncer. Está relacionado com o vício do fumo - ativo e passivo. Emagrecimento, tosse, falta de ar e expectoração com sangue deverão ser investigados.
* De mama, do endométrio e do colo uterino - São os mais comuns. A presença nas mamas de nódulos duros, dolorosos ou não, retração de pele ou do mamilo, secreção mamilar e aumento das mamas com sinais de inflamação (calor, vermelhidão, dor, inchaço), são sinais de alarme depois dos 40 (quarenta) anos. Sangramento vaginal após a menopausa, sangramento urinário e emagrecimento, devem ser investigados.
Doença Coronariana
É a doença das coronárias, que são as artérias que nutrem de oxigênio o coração. A arteriosclerose e a aterosclerose diminuem o fluxo de sangue nessas artérias, o que provoca um sofrimento do músculo cardíaco - angina (dor no peito). Quando a obstrução se agrava, pode ocorrer o Infarto do Miocárdio.
Fatores que predispõem às doenças coronarianas: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, vida sedentária e alimentação rica em gorduras.
Surdez com Zumbido nos Ouvidos e Tontura
A surdez que começa aos poucos, sem dor ou outros sinais, geralmente é irreversível, mas um aparelho para surdez pode ajudar. Algumas vezes a surdez é causada por infecção no ouvido.
Quando a pessoa mais idosa não consegue ouvir com um ou ambos os ouvidos - à vezes tem tonturas ou escuta um zumbido forte, provavelmente está com a doença de Ménière (labirintite).
Zumbido no ouvido, tontura e moscas volantes na visão podem ser sinais de pressão alta. Procure socorro médico.
Derrame (Acidente Vascular Cerebral - AVC)
O derrame (AVC) geralmente é causado por um coágulo sangüíneo criado por uma hemorragia dentro do cérebro. A pessoa pode de repente cair inconsciente. Seu rosto fica avermelhado, sua respiração rouca e difícil. O coma pode acontecer durante horas ou dias. Se o doente não morre, pode ficar com dificuldade para falar, enxergar, pensar ou um lado do rosto e do corpo podem ficar paralisados. A fisioterapia é muito importante após o derrame.
Saúde Oral
A boca é o local onde começa a digestão. A mastigação depende de bons dentes, do bom estado das gengivas e dos ossos maxilares. Escove os dentes após as refeições. Use o fio dental pelo menos na hora de dormir. Mantenha as próteses sempre limpas. Se a sua prótese está provocando ferimentos na boca, procure logo um dentista. O cigarro pode provocar câncer na boca. Doenças no coração, nas articulações, nos rins, nos olhos, podem ser provocadas por infecções na boca.
Oque comemos, oque comer
Comidas gordurosas e bebidas alcoólicas podem contribui para o acúmulo de toxinas no
organismo. São elas as responsáveis por formar os radicais livres, substâncias que se alojam nos músculos, diminuindo o fluxo sanguíneo em diversos órgãos e gerando
sensação de cansaço.
Mudanças na alimentação são fundamentais para reverter esse quadro e fazer uma limpeza interna. A receita é conhecida: evitar carnes vermelhas, doces,
refrigerantes, álcool e produtos industrializados e apostar nas carnes brancas,
legumes, cereais e frutas.
Muitas mulheres após os 40 anos têm que se desdobrar entre os papéis de esposa, mãe e profissionais, mas nessa idade, é muito importante que se preocupem com a saúde e qualidade de vida, além da alimentação o esporte serve como estilo de vida.
Uma vida metódica é muito ruim. Agora tem que dar uma relaxada mesmo, tomar uma cervejinha, mas tudo moderadamente.
Mulheres que ganharam dez quilos ou mais após a menopausa tinham 18% mais chance de desenvolver câncer de mama, segundo estudo divulgado ano passado no "JAMA" (publicação da Sociedade Americana de Medicina).
Já quem perdeu dez quilos ou mais após a menopausa e nunca fez reposição hormonal tinha 57% menos chance de ter esse tipo de tumor do que quem manteve o peso.
ma desvantagem para as mulheres é que elas têm, naturalmente, menos massa magra (músculos, ossos e vísceras, que queimam muita energia) e mais tecido adiposo.
A sorte delas é que o estrogênio estimula o acúmulo de gordura nos quadris, dando-lhes o formato de ampulheta. Já a testosterona (hormônio masculino) leva os homens a depositarem gordura na região abdominal -a famosa "barriga de chope", perigosa para a saúde.
Por volta dos 45 anos, elas perdem essa vantagem: com a diminuição dos níveis de estrogênio, a proporção da testosterona no organismo feminino sobe. O resultado é o surgimento da gordura abdominal.
Extremamente prejudicial, ela eleva o risco de doenças cardiovasculares, de hipertensão e de diabetes.
É comum ter insônia nos primeiros cinco anos de menopausa e, no climatério, os "calores" impedem muita gente de dormir.
O hipotireoidismo é associado à piora da hipertensão, ao aumento da glicemia e à fraqueza muscular. Ele também diminui o metabolismo. O problema é irreversível, mas pode ser tratado com reposição hormonal específica.
Os homens precisam ter a conciência da importância de cuidar da saúde, especialmente de forma preventiva, em todas as fases da vida. Na adolescência, patologias como fimose e varicocele merecem atenção. Já na vida adulta, hipertensão, diabetes, colesterol, problemas cardíacos, cânceres e questões ligadas ao desempenho sexual precisam ser tratadas. Ainda na fase adulta ou no início da terceira idade, há também as questões hormonais, que podem atingir os homens, igualmente como acontece com as mulheres nesta fase da vida.
SAÚDE- Mudanças no corpo e seus cuidados
A redução dos níveis de estrogênios no organismo feminino após a menopausa leva a mudanças no formato do corpo. A tendência, a partir dessa fase da vida, é ganhar volume no abdômen e perder nos quadris e coxas.
A proporção entre gordura corporal e massa muscular ou magra também se modifica, mesmo em mulheres que mantiveram o mesmo peso ao longo da vida. Enquanto uma jovem de 25 anos com 58 quilos, por exemplo, tem 27% da corpo gordura na composição de seu peso, a mulher de 50 anos e mesmo peso terá 40% de gordura corporal.
Sem dúvida o estilo de vida e a dieta estão associados a essas alterações. Mulheres que levam vida sedentária e comem mais do que gastam de energia podem sentir mudanças no formato e proporção de gordura no corpo no início da década dos 40 anos, ou seja, bem antes da época da menopausa.
A prática de exercícios aeróbicos e de musculação é capaz de reverter essa tendência, além de melhorar muito a condição física das mulheres durante e após a menopausa.
Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto.
Ginástica para fortalecer a musculatura do corpo e os ossos.
Estudo realizado pela Unifesp com cerca de 2500 pessoas concluiu que brasileiros com mais de 40 anos ingerem apenas 1/3 da necessidade diária de Cálcio. O mais impressionante é... Estudo realizado pela Unifesp com cerca de 2500 pessoas concluiu que brasileiros com mais de 40 anos ingerem apenas 1/3 da necessidade diária de cálcio. O mais impressionante é que 75% dessas pessoas eram sedentários, o que aumenta o risco de lesões ósseas em até 15%. Alguns alimentos que são fonte de cálcio são: Agrião (1 prato raso contém 94mg), Goiaba (1 fruta grande contém 165 mg), Queijo Minas (1 Fatia média contém 205 mg), Leite (1 com de 240 ml contém 295 mg), Sardinha (100g contém 402 mg), Bacalhau (1 pedaço grande contém 594 mg), entre outros.
Assinar:
Postagens (Atom)