A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sexta-feira, 30 de março de 2012
SAÚDE- Mudanças no corpo e seus cuidados
A redução dos níveis de estrogênios no organismo feminino após a menopausa leva a mudanças no formato do corpo. A tendência, a partir dessa fase da vida, é ganhar volume no abdômen e perder nos quadris e coxas.
A proporção entre gordura corporal e massa muscular ou magra também se modifica, mesmo em mulheres que mantiveram o mesmo peso ao longo da vida. Enquanto uma jovem de 25 anos com 58 quilos, por exemplo, tem 27% da corpo gordura na composição de seu peso, a mulher de 50 anos e mesmo peso terá 40% de gordura corporal.
Sem dúvida o estilo de vida e a dieta estão associados a essas alterações. Mulheres que levam vida sedentária e comem mais do que gastam de energia podem sentir mudanças no formato e proporção de gordura no corpo no início da década dos 40 anos, ou seja, bem antes da época da menopausa.
A prática de exercícios aeróbicos e de musculação é capaz de reverter essa tendência, além de melhorar muito a condição física das mulheres durante e após a menopausa.
Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto.
Ginástica para fortalecer a musculatura do corpo e os ossos.
Estudo realizado pela Unifesp com cerca de 2500 pessoas concluiu que brasileiros com mais de 40 anos ingerem apenas 1/3 da necessidade diária de Cálcio. O mais impressionante é... Estudo realizado pela Unifesp com cerca de 2500 pessoas concluiu que brasileiros com mais de 40 anos ingerem apenas 1/3 da necessidade diária de cálcio. O mais impressionante é que 75% dessas pessoas eram sedentários, o que aumenta o risco de lesões ósseas em até 15%. Alguns alimentos que são fonte de cálcio são: Agrião (1 prato raso contém 94mg), Goiaba (1 fruta grande contém 165 mg), Queijo Minas (1 Fatia média contém 205 mg), Leite (1 com de 240 ml contém 295 mg), Sardinha (100g contém 402 mg), Bacalhau (1 pedaço grande contém 594 mg), entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário