A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
domingo, 25 de março de 2012
Vaidade e cuidados que os homens devem ter
Antigamente, os homens eram verdadeiramente xucros e não admitiam de forma alguma que utilizam cosméticos para melhorar a qualidade do cabelo, da pele e também de sua saúde. Os homens eram considerados literalmente machos, e nada podiam usar, caso contrário a sua masculinidade poderia ser afetada. No entanto, nos dias atuais a situação se modificou, poucos quanto à beleza os homens estão mais vaidosos e não mais disfarçam que utilizam determinados produtos ou cosméticos. No entanto, há ainda os homens que não se mobilizam nem em relação à beleza, e imagine quanto à saúde, isto é, a grande maioria dos homens brasileiros conta com um perfil com altos índices de riscos, e dentre estes principais problemas, destacam-se a obesidade e o sedentarismo. Além disso, o homem pouco se preocupa com sua saúde íntima devido ao grande machismo, onde em seu órgão genital quem toca é apenas ele ou sua esposa, assim deixam de realizar o importante exame do toque, o qual é visto por eles como um destruidor de masculinidade.
Desta forma, é possível vermos que o grande índice de mortalidade envolve principalmente os homens, sendo que de acordo com estimativas e pesquisas, a cada 5 mortes, 4 são homens, pois o sexo masculino não cuida da sua própria saúde, o que faz perder muitos momentos importantes da vida, como por exemplo, acompanhar o crescimento de seus filhos, netos, bisnetos, isto é, a nova geração de sua família. Como já dito, o exame da próstata é verdadeiramente uma pena de morte, já que muitos homens preferem morrer ao invés de submeterem ao exame, o qual é de grande importância, pois é apenas com tal exame que é possível constatar o câncer de próstata, um dos principais vilões da saúde do homem. Mas como fazer com que o homem deixe a sua ignorância de lado e procure um médico?
Infelizmente a tarefa não é uma das mais fáceis, mas é preciso que a família converse e alerte-o constantemente do perigo que correr caso não procure um profissional capacitado para resolver o problema de saúde em questão. É preciso informá-lo que prevenir é sempre melhor, sendo que algumas doenças cometem os homens acima dos 40 anos de idade, e podem ser facilmente detectadas com a realização dos exames adequados, como:
-Glicemia (diagnóstico de diabetes);
-Testosterona, Albumina e SHBG (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue);
-LH e FSH (relacionados com a saúde dos testículos);
-Hemograma;
-Medição da pressão arterial;
-Avaliação prostática (toque retal);
-Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecção de dislipidemia);
É válido ressaltar que manter um estilo de vida saudável auxilia e colabora e muito para uma boa saúde e melhor de qualidade de vida do homem em toda e qualquer idade. Desta forma, é importante:
-Ter alimentação balanceada;
-Reduzir a quantidade de gordura da dieta;
-Manter o peso controlado;
-Fazer atividade física diariamente;
-Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
O homem de quarenta anos
Musica de João Nogueira, aqui por Carlos Sacramento.
Não é meu estilo musical e tão não creio que as pessoas dos 40 aos 50 ouviam musica deste cantor.
A letra é divertida e é bem porai mesmo!
Olha só quem chegou
É o homem da faixa dos 40 e tal
Diz que é o bom
Falador
Chega botando banca com o pessoal
Cá pra nós seu doutor
Ele que não nos leve a mal
Já deve ter feito o seu abdominal
Na praia corrida matinal
Pra manter sempre em forma o visual
Só vive tirando a pressão arterial...
Andropausa,problema que afeta os homens
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando de forma progressiva, podendo atingir o patamar de 81,2 anos em 2050. Hoje mais de 22 milhões de homens estão acima dos 40 anos de idade e este número pode chegar a 47 milhões em 2030. No entanto, viver mais não significa, necessariamente, viver bem, especialmente no caso do público masculino que ainda resiste em procurar o médico.
Felizmente, alguns aspectos da saúde masculina começam a ganhar mais espaço entre especialistas, sociedades médicas e lideranças públicas, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem. Esse é o caso da andropausa, termo popular para o hipogonadismo do homem maduro ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60 anos.
Especial alimentos funcionais
Especial odontologia
Cansaço, distúrbios do sono, mudanças de humor, perda da força muscular e diminuição da libido são alguns dos sintomas do DAEM que se caracteriza pela redução das taxas de testosterona no organismo masculino a níveis abaixo de 200 mg/dL. Ao contrário das mulheres, a produção dos hormônios sexuais não é interrompida completamente e de forma abrupta no homem, mas ocorre uma queda gradativa dos níveis de testosterona no organismo. Estudos mostram que os homens com baixos níveis hormonais têm mais chance de desenvolver osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças.
Segundo o endocrinologista Ricardo Meirelles, professor associado de Endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sintomas do DAEM são percebidos em menor ou maior grau, dependendo de cada pessoa. Eles afetam a qualidade de vida e o bem-estar do homem, por exemplo, diminuindo a capacidade produtiva do indivíduo e causando impacto nas relações interpessoais. Mas existe tratamento. A reposição hormonal melhora os sintomas da andropausa e contribui para o fortalecimento da massa óssea.
A terapia hormonal injetável é a mais indicada atualmente pelos médicos. Entre os tratamentos mais modernos, o undecilato de testosterona é administrado em aplicações trimestrais (via injeção intramuscular) e oferece a vantagem de manter os níveis de testosterona estáveis no organismo por mais tempo, sem picos excessivos, o que possibilita comodidade e eficácia no tratamento da andropausa.
Assinar:
Postagens (Atom)