A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Relação de doenças
É bom lembrar que idade não é sinônimo de doença, é apenas mais uma estação da vida.
Quem soube viver os anos anteriores com sabedoria, terá uma terceira idade tranqüila e saudável.
Dentro desses princípios normais dessa fase da vida, veremos as doenças mais comuns que podem ocorrer.
Mesmo sem nenhuma doença mais grave, o médico deve ser consultado, pelo menos uma vez por ano.
O melhor seguro de saúde é sem dúvida evitar as doenças.
Em torno dos 40 (quarenta) anos é comum as pessoas reclamarem de diminuição da visão para perto (presbiopia). Pode ocorrer diminuição da transparência do cristalino (catarata). A dificuldade de drenagem do líquido interno do olho leva ao aumento da pressão ocular (glaucoma). Não use colírio sem prescrição médica. Um olho vermelho as vezes é confundido com uma conjuntivite, mas pode ser glaucoma agudo, que leva à cegueira.
Hipertensão arterial
Vinte por cento da população na terceira idade apresentam hipertensão arterial. Hereditariedade, tabagismo, obesidade, estresse, excesso de sal, alcoolismo e outros fatores, predispõem à doença. Pressão máxima (sistólica) igual a 140 mm Hg e mínima (diastólica) igual a 90 mm Hg, são consideradas normais. A pressão pode variar durante o dia. Se você já é hipertenso, não suspenda a sua medicação porque não está sentindo nada.
Diabetes
Está fortemente relacionada ao fator hereditário, mas pessoas obesas e alcoólatras com mais de 40 (quarenta) anos apresentam maior tendência para a doença. O diabetes é causado por uma dificuldade do organismo em transformar o açúcar, por falta ou alteração de um hormônio chamado insulina.
Artrose
Dor nas costas, dificuldade para se levantar de manhã e dor nas articulações, são os principais sintomas da doença. As juntas deslizam com mais dificuldade. Na coluna podem aparecer os "bicos de papagaio"
Arteriosclerose e Aterosclerose
Arteriosclerose é o endurecimento progressivo das artérias. Aterosclerose é a deposição de gordura nas paredes das artérias. Uma parede arterial muito rígida e com depósito de gordura pode ficar obstruída. Se isto ocorrer no coração, causa o infarto e, no cérebro, é o chamado "derrame" ou "acidente vascular cerebral" (AVC)
Hiperplasia Prostática
Geralmente, a partir dos 50 (cinqüenta) anos, a próstata começa a crescer na maioria dos homens, podendo causar dificuldades para urinar e no desempenho sexual. Procure um protologista anualmente.
Câncer
* De cólon - É o segundo tumor maligno mais freqüente, depois do câncer de pulmão. Ocorre, geralmente, após os 40 (quarenta) anos e a cura depende do diagnóstico precoce.
Líquidos, farelo de aveia, germe de trigo e verduras ajudam os intestinos a funcionarem bem. Converse com seu médico.
* De pulmão - É o local mais comum de câncer. Está relacionado com o vício do fumo - ativo e passivo. Emagrecimento, tosse, falta de ar e expectoração com sangue deverão ser investigados.
* De mama, do endométrio e do colo uterino - São os mais comuns. A presença nas mamas de nódulos duros, dolorosos ou não, retração de pele ou do mamilo, secreção mamilar e aumento das mamas com sinais de inflamação (calor, vermelhidão, dor, inchaço), são sinais de alarme depois dos 40 (quarenta) anos. Sangramento vaginal após a menopausa, sangramento urinário e emagrecimento, devem ser investigados.
Doença Coronariana
É a doença das coronárias, que são as artérias que nutrem de oxigênio o coração. A arteriosclerose e a aterosclerose diminuem o fluxo de sangue nessas artérias, o que provoca um sofrimento do músculo cardíaco - angina (dor no peito). Quando a obstrução se agrava, pode ocorrer o Infarto do Miocárdio.
Fatores que predispõem às doenças coronarianas: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, vida sedentária e alimentação rica em gorduras.
Surdez com Zumbido nos Ouvidos e Tontura
A surdez que começa aos poucos, sem dor ou outros sinais, geralmente é irreversível, mas um aparelho para surdez pode ajudar. Algumas vezes a surdez é causada por infecção no ouvido.
Quando a pessoa mais idosa não consegue ouvir com um ou ambos os ouvidos - à vezes tem tonturas ou escuta um zumbido forte, provavelmente está com a doença de Ménière (labirintite).
Zumbido no ouvido, tontura e moscas volantes na visão podem ser sinais de pressão alta. Procure socorro médico.
Derrame (Acidente Vascular Cerebral - AVC)
O derrame (AVC) geralmente é causado por um coágulo sangüíneo criado por uma hemorragia dentro do cérebro. A pessoa pode de repente cair inconsciente. Seu rosto fica avermelhado, sua respiração rouca e difícil. O coma pode acontecer durante horas ou dias. Se o doente não morre, pode ficar com dificuldade para falar, enxergar, pensar ou um lado do rosto e do corpo podem ficar paralisados. A fisioterapia é muito importante após o derrame.
Saúde Oral
A boca é o local onde começa a digestão. A mastigação depende de bons dentes, do bom estado das gengivas e dos ossos maxilares. Escove os dentes após as refeições. Use o fio dental pelo menos na hora de dormir. Mantenha as próteses sempre limpas. Se a sua prótese está provocando ferimentos na boca, procure logo um dentista. O cigarro pode provocar câncer na boca. Doenças no coração, nas articulações, nos rins, nos olhos, podem ser provocadas por infecções na boca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário