A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Oque comemos, oque comer
Comidas gordurosas e bebidas alcoólicas podem contribui para o acúmulo de toxinas no
organismo. São elas as responsáveis por formar os radicais livres, substâncias que se alojam nos músculos, diminuindo o fluxo sanguíneo em diversos órgãos e gerando
sensação de cansaço.
Mudanças na alimentação são fundamentais para reverter esse quadro e fazer uma limpeza interna. A receita é conhecida: evitar carnes vermelhas, doces,
refrigerantes, álcool e produtos industrializados e apostar nas carnes brancas,
legumes, cereais e frutas.
Muitas mulheres após os 40 anos têm que se desdobrar entre os papéis de esposa, mãe e profissionais, mas nessa idade, é muito importante que se preocupem com a saúde e qualidade de vida, além da alimentação o esporte serve como estilo de vida.
Uma vida metódica é muito ruim. Agora tem que dar uma relaxada mesmo, tomar uma cervejinha, mas tudo moderadamente.
Mulheres que ganharam dez quilos ou mais após a menopausa tinham 18% mais chance de desenvolver câncer de mama, segundo estudo divulgado ano passado no "JAMA" (publicação da Sociedade Americana de Medicina).
Já quem perdeu dez quilos ou mais após a menopausa e nunca fez reposição hormonal tinha 57% menos chance de ter esse tipo de tumor do que quem manteve o peso.
ma desvantagem para as mulheres é que elas têm, naturalmente, menos massa magra (músculos, ossos e vísceras, que queimam muita energia) e mais tecido adiposo.
A sorte delas é que o estrogênio estimula o acúmulo de gordura nos quadris, dando-lhes o formato de ampulheta. Já a testosterona (hormônio masculino) leva os homens a depositarem gordura na região abdominal -a famosa "barriga de chope", perigosa para a saúde.
Por volta dos 45 anos, elas perdem essa vantagem: com a diminuição dos níveis de estrogênio, a proporção da testosterona no organismo feminino sobe. O resultado é o surgimento da gordura abdominal.
Extremamente prejudicial, ela eleva o risco de doenças cardiovasculares, de hipertensão e de diabetes.
É comum ter insônia nos primeiros cinco anos de menopausa e, no climatério, os "calores" impedem muita gente de dormir.
O hipotireoidismo é associado à piora da hipertensão, ao aumento da glicemia e à fraqueza muscular. Ele também diminui o metabolismo. O problema é irreversível, mas pode ser tratado com reposição hormonal específica.
Os homens precisam ter a conciência da importância de cuidar da saúde, especialmente de forma preventiva, em todas as fases da vida. Na adolescência, patologias como fimose e varicocele merecem atenção. Já na vida adulta, hipertensão, diabetes, colesterol, problemas cardíacos, cânceres e questões ligadas ao desempenho sexual precisam ser tratadas. Ainda na fase adulta ou no início da terceira idade, há também as questões hormonais, que podem atingir os homens, igualmente como acontece com as mulheres nesta fase da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário