A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sábado, 31 de março de 2012
Menopausa, ela chegou ,e agora?
Pesquisa apresentada em Washington D.C. (EUA), a análise, foram acompanhadas três mil mulheres entre 40 e 50 anos durante sete anos, período em que elas entraram na menopausa. Depois considerar outros fatores de risco de doenças cardíacas, eles descobriram que ondas de calor e - em menor grau - sudorese noturna, típicas da menopausa, favorecem o colesterol.
Os resultados mostraram que quanto mais ondas de calor as mulheres tinham, mais chances de ter um nível elevado de colesterol ruim (LDL) e bom (HDL).
Como o aumento do colesterol LDL é um fator de risco para ataque cardíaco e derrame e o aumento do HDL está associado a uma diminuição das chances desses mesmos eventos, os pesquisadores alertam apenas para que, nesta fase, a mulher faça consultas regulares ao cardiologista.
Qual mulher não teme a menopausa? Esta palavra faz pensar em envelhecimento, rugas, gordura abdominal e doenças crônicas. Creeeedo! Mas não podemos esquecer que a menopausa é caracterizada por um processo natural que sinaliza o final do período fértil. Os ovários param de funcionar e consequentemente deixam de produzir os hormônios progesterona e estrógeno. Com isso vem os sintomas desagradáveis de depressão, calor intenso, suores noturnos, diminuição da lubrificação vaginal, irritabilidade, insônia e ansiedade. Esses sintomas já podem ser percebimos com menor intensidade na fase da pré-menopausa que ocorre de 2 a 4 anos antes da menopausa.
Nesta fase aumenta a deposição de gordura favorecendo o acúmulo de gordura abdominal e ganho de peso. O risco de doenças cardiovasculares eleva, se comparando ao risco dos homens devido o maior acúmulo de colesterol ruim e triglicérides. Diminui-se a captação e absorção de cálcio favorecendo a osteoporose.
Na menopausa também ocorre a diminuição de massa magra (músculo) e do colágeno refletindo na elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos.
A menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia a dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.
A busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico: os alimentos.
A soja é um alimento que contém flavonóides que são semelhantes ao estrógeno, os quais evitam o ressecamento da pele; Outro alimento indicado é o tomate, que por causa da sua cor possui o licopeno, que é um antioxidante que protege as células, evita o envelhecimento precoce e ainda ajuda no sistema imunológico; O iogurte é outro alimento que ajuda a amenizar os sintomas da menopausa, principalmente quando é natural e rico em proteínas e cálcio, o que fortalece os ossos e estimula a produção da síntese de colágeno; Outro alimento indicado é o chá verde, pois ele auxilia na digestão e ajuda na circulação sanguínea; A castanha do Pará também é muito indicada em casos de menopausa, pois ela possui o selênio, o qual é um ingrediente que ajuda no funcionamento da tireóide e também ajuda o sistema imunológico; O azeite de oliva, o qual é rico em gorduras boas para o nosso organismo e que ajuda na produção do HLD (colesterol bom) e ainda contém diversas vitaminas que ajudam na prevenção das doenças relacionadas ao coração; Alimentos integrais também são bastante indicados, pois contém fibras, minerais e vitaminas; Verduras como o repolho e brócolis ajudam a reduzir o peso além de possuir diversas vitaminas e fibras; Peixes como a sardinha e o salmão são muito indicados, pois possuem cálcio e contém vitaminas D e é um óleo que é ômega 3 (desinflama); E por último os laticínios que possuem uma ótima quantidade de cálcio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário