A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
sábado, 31 de março de 2012
Anos 70 e 80: Alguns cantores e bandas que marcaram época
No início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo. Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque Pink Floyd, com The Dark Side of the Moon, John Lennon, Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Mike Oldfield, Van Der Graaf Generator, Gentle Giant, no terreno britânico. Também caíram no gosto bandas germânicas (Can, Faust, Neu!, Tangerine Dream, Amon Düül e Kraftwerk) e italianas (Le Orme, Formula Tre e Premiata Forneria Marconi). Canadá (Rush), Bélgica (Univers Zéro) e Holanda (Focus) também dão sua contribuição.
Raul Seixas,no início dos anos 1970,decide participar do Festival Internacional da Canção, de 1972, sendo convencido pelo amigo e parceiro Sérgio Sampaio. Raul inscreve-se no Festival duas de suas músicas, Let me sing My Rock n Roll, defendida pelo próprio Raul e Eu sou eu e Nicuri é o diabo, defendida por Lena Rios & Os Lobos, ambas chegam a final, obtendo sucesso de critica e de públic
No ano de 1973, Raul conseguiu um grande sucesso com a música "Ouro de Tolo" no álbum Krig-ha, Bandolo!, uma música com letra quase autobiográfica, mas que debocha da Ditadura e do "Milagre Econômico".
O mesmo LP também continha outras músicas que se tornaram grandes sucessos, como: "Metamorfose Ambulante", "Mosca na Sopa" e Al Capone.
No ano de 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho criam a Sociedade Alternativa, uma sociedade baseada nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei". Em todos os seus shows, Raul divulgava a Sociedade Alternativa com a música de mesmo nome.
O cantor lança três discos pela WEA (hoje Warner Music Brasil), a partir de 1977, que fizeram sucesso de público e desgosto na crítica (O Dia Em Que A Terra Parou, que continha canções como "Maluco Beleza" e "Sapato 36"; Mata Virgem, em 1978 e Por Quem Os Sinos Dobram, em 1979). Por volta deste período, intensifica-se a parceria com o amigo Cláudio Roberto Andrade de Azevedo, com quem Raul compôs várias de suas canções mais conhecidas.
Queen é uma banda de rock britânica, formada em Londres, em 1971, originalmente composta por Freddie Mercury (vocal, piano), Brian May (guitarra e vocal), John Deacon (baixo, guitarras, vocais) e Roger Taylor (bateria, vocais).
A banda já vendeu mais de 300 milhões de cópias de seus álbuns no mundo inteiro e foi uma das mais populares bandas britânicas dos anos 1970 e 1980, apresentando-se com magníficas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial", a banda tornou-se uma das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury.Em 23 de novembro de 1991, em uma declaração gravada em seu leito de morte, Mercury finalmente divulgou que tinha a síndrome da AIDS. Doze horas depois do anúncio, Mercury faleceu vítima de uma broncopneumonia, aos 45 anos de idade.
No Brasil, destaque para os trabalhos de O Terço, O Som Nosso de Cada Dia, A Barca do Sol, Rita Lee & Tutti Frutti, Casa das Máquinas e Sagrado Coração da Terra. A banda baiana Doces bárbaros, idealizada por Maria Bethania, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso.
Surge o glam rock, onde o chique e o glamour faziam parte do visual. David Bowie, com o seminal disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars é o maior expoente. Outros ícones do estilo são Marc Bolan e seu grupo T.Rex, Mott the Hoople e principalmente Elton John com o álbum Goodbye Yellow Brick Road que tinha como marca registrada, os grandes óculos, roupas rigidamente enfeitadas e coloridas, além das botas de plataforma e das calças boca-de-sino.
Os artistas carismáticos internacionais dos anos 80 que mais se destacaram foram: Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Cher, Madonna, Debbie Gibson e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Roxette entre outros.
Roberto Carlos, foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderando o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil. Além dos discos, estrelou um programa na TV Record, chamado Jovem Guarda (que batizou esse movimento de rock), e filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora". Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais.
Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos -, incluindo gravações em espanhol, inglês e italiano, em diversos países. Fez milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior. Seu fã-clube é um dos maiores do mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Sua popularidade o tornou conhecido no Brasil e na América Latina como O Rei. Em 2010, durante premiação no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, o então presidente da Sony Music, Richard Sanders, intitulou-o Rei da Música Latina.
inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Smiths, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica
U2 é uma banda de rock irlandesa formada em Dublin. Formada em 1976, o grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclados e vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (baterista e percussão). O som inicial do U2 foi enraizado no pós-punk, mas eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros de música popular.
Em meados da década de 1980, tornaram-se uma banda internacional de sucesso. Eles estavam mais bem sucedidos com suas performances ao vivo do que com a venda de discos mais vendidos, até o seu álbum de avanço em 1987, The Joshua Tree,[1] que segunda a Rolling Stone, com elevada estatura da banda de "heróis para super-estrelas".[2] Reagindo à estagnação musical no final da década de 1980, a crítica de sua imagem séria e direção musical, o grupo reinventou-se com o seu álbum de 1991, Achtung Baby, e o acompanhamento da turnê Zoo TV Tour
Nos anos 80,no o Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira;[2][3] entre os fenômenos individuais destacam-se Elba Ramalho, Simone,[4][5][6] Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.
Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, (Vale da Porca, 27 de Novembro de 1951) é um cantor português. Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.
Em 1979 chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteria.
Costuma gravar músicas com mistura de ritmos lusos e brasileiros, tornando-se um cantor popular para uns e criticado por outros. 1973 - Arrebita
The Jackson 5-
Bee Gees-
Cher-
Donna Summer-
ABBA-
Cat Stevens-
The Sweet-
The Carpenters-
Olivia Newton-John-
The Rolling Stones-
Dire Straits-
Jimi Hendrix-
The Beatles-
Janis Joplin-
Black Sabbath-
ZZ Top-
Chicago-
Billy Paul-
Barry White-
Led Zeppelin-
Blue Öyster Cult-
Frank Zappa-
Kiss-
Queen-
Jethro Tull-
The Police-
Elton John-
David Bowie-
Marvin Gaye-
Jimmy "Bo" Horne-
Elvis Presley--
Rod Stewart
Village People-
Sex Pistols-
Stevie Wonder-
John Lennon-
Paul McCartney-
Pink Floyd-
Bachman-Turner Overdrive-
Ray Charles-
George Harrison-
Paul Simon-
The Doors-
Ringo Starr-
Ramones-
Bob Dylan-
Eric Clapton-
Bob Marley
The Manhattans-
Lionel Richie-
Kim Carnes-
Carl Douglas-
Funkadelic-
Wild Cherry-
The Four Tops-
AC/DC-
Scorpions-
The Eagles-
Yes-
KC and the Sunshine Band-
Supertramp-
The Band-
The New York Dolls-
Genesis-
The Runaways-
Joy Division-
Rush-
America (banda)-
Iggy Pop-
The Who-
Alice Cooper-
Lynyrd Skynyrd
Aerosmith
Rainbow-
Thin Lizzy
Earth, Wind & Fire
Creedence Clearwater Revival-
Demis Roussos-
Diana Ross-
Ike & Tina Turner-
The Commodores
Frank Sinatra-
Sly and Family Stone-
Michael Jackson
Minnie Riperton-
CANTORES, COMPOSITORES,INSTRUMENTISTAS E BANDAS BRASILEIRAS
A Cor do Som-
Azymuth-
Baby do Brasil-
Baden Powell
Banda Black Rio
Beto Guedes-
Caetano Veloso-
Carlos Lyra-
Casa das Máquinas-
Celly Campello-
Chico Buarque-
Clara Nunes-
Djavan--
doces Bárbaros-
Dominguinhos-
Novos Baianos-
Trio Mocotó--
Edu Lobo-
Elis Regina-
Erasmo Carlos-
Flavio Venturini-
Gal Costa-
Gilberto Gil-
Ivan Lins-
Jair Rodrigues-
Jorge Ben Jor-
Lady Zu-
Lô Borges-
Luiz Ayrão-
Bebeto-
Maria Bethânia-
Milton Nascimento-
Mutantes-
Banda Black Rio-
Nara Leão-
Nivaldo Ornelas-
Odair José-
Raul Seixas-
Roberto Carlos-
Secos e Molhados-
Stress-
Tim Maia-
Tom Jobim-
Toninho Horta-
Vinícius de Moraes-
Wagner Tiso-
Wilson Simonal-
Sá, Rodrix e Guarabyra-
Tony Tornado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário