A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Mãos e pés bem cuidados sempre
Alguns cuidados básicos são essenciais para a saúde e a beleza dos pés. E qual de nós mulheres não adora ter o pés bem lisinhos – ideal para namorar e ficar deslizando os pés na perna do namorado – não é mesmo?
Mantenha as unhas cortadas. Sempre com atenção especial com os cantos, pois o corte inadequado pode encravar a unha.
Hematomas: ocorre quando a unha é batida e uma pequena quantidade de sangue é expelida e fica presa entre a unha e a carne abaixo dela. É comum que a unha se desprenda da base e caia, porém, aliviando-se a pressão imposta pelo sangue preso pode evitar que isso aconteça. Normalmente a dor e pressão são aliviadas com uma pequena perfuração feita na unha por uma agulha quente. Esse procedimento deve ser executado apenas por um profissional
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.
Previna-se seguindo as dicas abaixo:
Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
Evite mexer com a terra sem usar luvas.
Use somente o seu material de manicure.
Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Tratamento:
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes.
Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento.
As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.
Substitua a lixa dos pés por esfoliantes. Lixar o pé em excesso deixa a pele mais grossa, enquanto os esfoliantes ajudam a remover as células mortas e deixam os pés macios.
Use escovas macias para esfregar tanto os pés quanto as unhas.
Secar bem os pés, em atenção entre os dedos para evitar o aparecimento de fungos.
Ao usar meias, dê preferência as de algodão para permitir a respiração dos pés.
Depois de andar muito ou um longo dia de trabalho em pé, deixe-os de molho em uma bacia durante 10 minutos.
Se for a praia, não deixe de usar protetor solar também nos pés.
Dê intervalos de alguns dias entre um esmalte e outro.
Hidrate seus pés regularmente. Aqueles com tendência a rachaduras faça a hidratação nos pés, com cremes específicos para a região, todos os dias.
Mãos ressecadas, com unhas manchadas, roídas e quebradiças são queixas comuns, principalmente nos dias mais frios. Mas não se preocupe, cuidados simples podem deixar as mãos macias e as unhas fortes e bonitas.
As unhas quebradiças estão associadas ao descolamento transversal das camadas da unha e também à imersão freqüente das mãos e unhas na água. “Também podem ocorrer por deficiência de ferro, anemia, alterações da circulação sanguínea e até por outras doenças menos comuns”
O uso de unhas postiças acrílicas, como as de porcelana, pode provocar a chamada dermatite de contato alérgica após dois a quatro meses da aplicação, o que causa fissuras na unha verdadeira, que se torna mais fina e frágil. Já as unhas artificiais de plástico, se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise - separação do corpo da unha da base - e também há possibilidade de ocorrer dermatite de contato.
“Durante o dia, procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite,as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir”
Dicas caseiras para cuidados com os nossos pés
Maçãs para calcanhares
Rale uma maçã e aplique nos calcanhares para hidratar e deixar a pele mais fininha.
Cebola para quem usa salto-alto
A cebola é um bom calmante para os pés de quem usa constantemente muito salto-alto. Rale a cebola, pegue a pasta e envolva num pedaço de tecido ou gaze e cubra todo o calcanhar. Faça algumas compressas na semana.
Repolho para calcanhares bonitos
Outra receita caseira é pegar folhas de repolho fresco e cobrir o calcanhar a noite e de manhã com um bom creme hidratante. Hidrata e previne rachaduras.
Pintando as unhas
Tenha um kit completo de manicure
Pra coisa ser bem feita, você precisa estar bem equipada. Então monte um nécessaire com alicate, palitinho, algodão, creme para cutículas, espátula (para empurrar a cutícula), cortador de unha, lixa, polidor, base, óleo secativo e removedor de esmaltes.
Cuidado com as cutículas
Antes de começar a tirar a cutícula limpe bem as mãos, para evitar infecções. Esqueça aqueles potinhos com água para amolecer a cutícula e, em vez disso, umedeça pedaços de algodão e coloque sobre cada dedo, deixando por 3 minutos.
É mais higiênico
E nada de ficar escarafunchando a cutícula com o alicate: retire somente o excesso. As cutículas são uma proteção natural da unha e tirá-las completamente facilita a contração de infecções e micoses.
Antes de pintar, lembre-se de polir.
Um objeto que é freqüentemente esquecido, mas é fundamental para deixar as unhas linhas é o polidor, aquele cubinho de espuma com lixa nas quatro laterais. Passe-o por toda a superfície da unha para eliminar as imperfeições e deixá-la lisinha. Assim, o esmalte se espalha melhor e não forma pocinhas indesejáveis que ficam nas irregularidades da unha.
Base é básica
Na pressa, tem gente que dispensa a base. Não cometa esse erro. A base protege sua unha no longo prazo! Além disso, quem, como eu, tem unha fraca (do tipo que, se crescer dois milímetros, quebra – odeio!) pode aproveitar para usar base fortalecedora e semelhantes (casco de cavalo, por exemplo) para resolver esse problema.
Na hora de passar a base, deixe “borrar” alguns milímetros: isso ajudará na hora de remover o excesso de esmalte.
Pinte com carinho
Apóie a mão em uma mesa ou bancada e comece a pintar as unhas, sem esperar a base secar. Passe uma demão de esmalte até cobrir uniformemente cada unha. Faça o mesmo com a outra mão e volte à primeira para passar a segunda demão.
Retire o excesso
Enrole um pedaço de algodão na ponta de um palitinho adequado, umedeça levemente com removedor de esmaltes e retire o excesso nos cantinhos dos dedos. Não coloque muita força para que não “escorregue” e borre a unha.
Se tiver pintado com esmalte escuro, aproveite o palitinho para “limpar” a pontinha da unha. Não tanto a ponto de parecer uma francesinha, mas um pouquinho. Isso dificulta o descascamento com o passar do tempo e faz as unhas durarem mais.
Exerça a paciência: deixe secar
Essa é a parte mais difícil para 9 em cada 10 mulheres: esperar a unha secar. Nessa hora, dá coceira na cabeça, o celular toca, dá siricutico pra pegar alguma coisa na bolsa… Seja forte e espere!
Para tornar o processo menos sofrido, use spray ou óleo secante, que, além de fazer secar mais rápido, ainda faz uma camada protetora contra riscos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário