A idade do amadurecimento, descobertas, novo estilo, a mudança no corpo, cuidados com a saude, o casamento,os filhos, os amigos,os amores... As docês lembranças de um tempo que não volta mais. O exagero em continuar jovem nem sempre é uma boa alternativa, existem coisas mais importantes para serem vividas.
domingo, 25 de março de 2012
Vaidade e cuidados que os homens devem ter
Antigamente, os homens eram verdadeiramente xucros e não admitiam de forma alguma que utilizam cosméticos para melhorar a qualidade do cabelo, da pele e também de sua saúde. Os homens eram considerados literalmente machos, e nada podiam usar, caso contrário a sua masculinidade poderia ser afetada. No entanto, nos dias atuais a situação se modificou, poucos quanto à beleza os homens estão mais vaidosos e não mais disfarçam que utilizam determinados produtos ou cosméticos. No entanto, há ainda os homens que não se mobilizam nem em relação à beleza, e imagine quanto à saúde, isto é, a grande maioria dos homens brasileiros conta com um perfil com altos índices de riscos, e dentre estes principais problemas, destacam-se a obesidade e o sedentarismo. Além disso, o homem pouco se preocupa com sua saúde íntima devido ao grande machismo, onde em seu órgão genital quem toca é apenas ele ou sua esposa, assim deixam de realizar o importante exame do toque, o qual é visto por eles como um destruidor de masculinidade.
Desta forma, é possível vermos que o grande índice de mortalidade envolve principalmente os homens, sendo que de acordo com estimativas e pesquisas, a cada 5 mortes, 4 são homens, pois o sexo masculino não cuida da sua própria saúde, o que faz perder muitos momentos importantes da vida, como por exemplo, acompanhar o crescimento de seus filhos, netos, bisnetos, isto é, a nova geração de sua família. Como já dito, o exame da próstata é verdadeiramente uma pena de morte, já que muitos homens preferem morrer ao invés de submeterem ao exame, o qual é de grande importância, pois é apenas com tal exame que é possível constatar o câncer de próstata, um dos principais vilões da saúde do homem. Mas como fazer com que o homem deixe a sua ignorância de lado e procure um médico?
Infelizmente a tarefa não é uma das mais fáceis, mas é preciso que a família converse e alerte-o constantemente do perigo que correr caso não procure um profissional capacitado para resolver o problema de saúde em questão. É preciso informá-lo que prevenir é sempre melhor, sendo que algumas doenças cometem os homens acima dos 40 anos de idade, e podem ser facilmente detectadas com a realização dos exames adequados, como:
-Glicemia (diagnóstico de diabetes);
-Testosterona, Albumina e SHBG (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue);
-LH e FSH (relacionados com a saúde dos testículos);
-Hemograma;
-Medição da pressão arterial;
-Avaliação prostática (toque retal);
-Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecção de dislipidemia);
É válido ressaltar que manter um estilo de vida saudável auxilia e colabora e muito para uma boa saúde e melhor de qualidade de vida do homem em toda e qualquer idade. Desta forma, é importante:
-Ter alimentação balanceada;
-Reduzir a quantidade de gordura da dieta;
-Manter o peso controlado;
-Fazer atividade física diariamente;
-Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário