sábado, 12 de maio de 2012

Mãos e pescoço: A denuncia da idade

MÃOS: Elas lavam, passam, cozinham e ficam mais tempo expostas ao sol - logo, mais vulneráveis ao fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano, como por exemplo o manejo de detergentes e a utilização frequente de água. Tudo isso afeta o estado da pele e a aparência das mãos: não por acaso elas são acusadas de entregar a idade mesmo em gente conservadinha, como a cantora Madonna. Pode reparar: o rosto e o corpinho até que enganam, mas as mãos denunciam. O primeiro sinal são as manchas. Para entender como acontece a perda do viço da pele nesta região e como proporcionar rejuvenescimento às mãos, a médica dermatologista Marjorie Melo, especialista em Dermatologia Clínica e Cosmiatria, esclare as principais dúvidas sobre o assunto. 1. A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo? A derme, camada da pele composta principalmente por fibras de colágeno, possui espessuras variáveis ao longo do organismo. Na mão sua espessura é menor, portanto existe uma menor quantidade de fibras de colágeno se comparado, por exemplo, a um dorso. Por isso, podemos concluir que a mão pode envelhecer mais rapidamente do que outras partes do corpo. Além disso, a mão está mais exposta ao sol do que as regiões cobertas pelas roupas e, portanto, mais sujeita ao fotoenvelhecimento. 2. Por que se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos? A fotoproteção deve ser a mesma para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que, nas mãos, a reaplicação deveria ser mais frequente pelo hábito de lavá-las. 3. Quais são os cuidados diários que devemos ter com as mãos? Os cuidados diários são lavar as mãos com sabonete de PH fisiológico para não ressecá-las e hidratar com um creme ou loção com FPS. Devemos hidratar e proteger com filtro pela manhã e nutrir à noite. 4. Como tratar as melanoses solares (manchas), decorrentes do acúmulo de sol? Hoje, tratamos com os lasers e luzes pulsadas, que são muito específicos para estas manhas, não ferem e nem fazem casquinha ou feridas como nos tratamentos de antigamente. Depois, o uso da vitamina C tópica e do filtro solar sempre.
5. No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar? Se são produtos hidratantes, lubrificantes e nutritivos - de preferência com filtro solar. 6. Quais outros cuidados com as mãos são necessários para prevenir o envelhecimento? Podemos estimular a produção de colágeno também nas mãos com o uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada (Harmony) que, além de clareá-las, promovem um aquecimento que estimula a produção de colágeno. 7. Existe peeling para as mãos? Qual é o melhor? Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado para não ser muito agressivo na mão porque o processo de cicatrização é pior do que no rosto. O peeling de pasta de ATA (ácido tricloroacético - que pode ser líquido ou em pasta) garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão.
PESCOÇO: Em meio a tantos cuidados com rosto, cabelos, pernas, bumbum, barriga, pés e mãos, lábios e tantas outras áreas, muitas mulheres acabam se esquecendo de incluir a região do pescoço no ritual de beleza. A verdade é que só com o passar dos anos é que as pessoas, inclusive as celebridades, se arrependem de não ter cuidado da região. Afinal, de nada adianta ter a pele do rosto lisinha, se a do pescoço tiver manchas e várias dobrinhas. Conheça alguns produtos que evitam e corrigem o envelhecimento do pescoço Veja também como prevenir e amenizar o envelhecimento das mãos - O número de glândulas sebáceas da região do pescoço é menor e por isso é mais difícil reparar danos ocorridos nessa área. Segundo o dermatologista, é possível utilizar os cosméticos que se usa no rosto também na área do pescoço. Porém, procedimentos mais agressivos, como peeling e laser, devem ser realizados com mais cautela. A pele do pescoço pode envelhecer rápida e demasiadamente quando a pessoa se expõe ao sol frequentemente. E é por isso que se diz que o envelhecimento do pescoço depende do cuidado individual de cada pessoa.
- Para as pessoas que têm o costume de se protegerem do sol, apenas a partir dos 40 anos que a pele do pescoço começará a sofrer um envelhecimento notável. Existem alguns tratamentos antienvelhecimento que visam prevenir os danos causados pela ação do sol e do frio à pele. - Esses cuidados devem começar até mesmo na infância, com hidratação e uso de protetor solar. Quanto ao uso de cremes para prevenção do envelhecimento, é interessante começar a usá-los a partir dos 20 anos. Os cremes devem ser passados com os dedos, que devem massagear a área no sentido do tórax para os ombros, promovendo um discreto estiramento da pele, nada muito brusco. Para quem já sofreu com os efeitos do tempo, o especialista recomenda tratamentos com peeling, laser, carboxiterapia, intradermoterapia e radiofrequência - que são feitos apenas em consultórios médicos.
- Devemos evitar a exposição solar em excesso, qualquer tratamento muito agressivo, pois podem gerar cicatrizes, e traumas na região, seja por massagens pesadas, esfoliação desnecessária ou movimentos indelicados na área. - Com o passar da idade, não adianta querer que a área fiquer totalmente lisinha, sem rugas. Hidratar, proteger do sol e tratar com ácidos a partir dos 30, pode ajudar bastante, mas não completamente. Felizmente, hoje em dia já temos alguns tratamentos com aparelhos que melhoram bastante o aspecto do pescoço envelhecido, como a radio frequência. Cuidados acima dos 50 anos É necessário passar um creme hidratante concentrado, com proteção solar, na pele do pescoço duas vezes ao dia. À noite, aconselho usar um creme nutritivo, com proteínas, vitaminas, minerais e ácidos. Cabe ao dermatologista avaliar a adequação de usar produtos com sensores, que esticam a pele, e o ativo DMAE, que ajuda a epiderme a se revitalizar. De acordo com o dermatologista, além do DMAE, outros ativos que ajudam na revitalização da pele são: ceramidas, manteiga de karité, zinco, silício, co-enzimas, colágeno, silicone, alfa-hidroácidos,vitaminas A, C e E e ácidos graxos. - As co-enzimas, assim como o zinco e o silício, estimulam a renovação celular e melhoram a elasticidade da pele. Os alfa-hidroácidos resgatam a luminosidade da pele e os ácidos graxos mantêm a qualidade da membrana celular, dando um aspecto aveludado ao tecido áspero. A vitamina E protege as células contra os radicais livres e possui ação reparadora, a vitamina A incentiva a renovação da gordura natural da pele e a C é um antioxidante que acelera a produção de colágeno. O silicone forma uma membrana sobre a pele, protegendo-a, e as ceramidas e a manteiga de karité são hidratantes concentrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário